Mensagem de Natal do Provedor

Eis que chegaram a fantasia e a eloquência das palavras, a música melódica e propícia à quadra Natalícia. Ressoam nos nossos ouvidos, sinalizando e difundindo o advento e o espírito do Natal.

É talvez o momento mais inspirador do ano, mas efémero na prática do seu significado e dos desígnios que encerra. Celebra-se a Vida, mas há outros valores que devem preponderar, como sejam a solidariedade, fraternidade e misericórdia, não só nas relações pessoais, mas também no exercício da atividade de qualquer organismo. Celebram-se e fazem-se apelos à paz, ao amor, à união da família e da compaixão para com o próximo, mas sem sequência no tempo e na prática.

Mais do que a qualquer outra, à Instituição que representamos, exige-se que materialize os citados valores, considerando a fragilidade humana em que se encontram alguns dos utilizadores a quem prestamos assistência. Requer-se que se combata o alheamento de alguns em relação à dor e tribulações alheias e que o nosso papel na Instituição assuma a Missão com que nos comprometemos.

Com a indispensável e decisiva ação dos nossos colaboradores, certamente alcançaremos os desideratos inerentes ao encargo que nos foi concedido, que é o da prestação de cuidados a quem precisa. Importa, também, promover laços de fraternidade entre quem atua na Santa Casa da Misericórdia de Fafe, no sentido de, participadamente, atingirmos os objetivos propostos.

Neste espírito que apela à paz, formulo a todos os que citámos, mormente aos nossos utentes, respetivos familiares, colaboradores, fornecedores e membros dos órgãos sociais, votos de um Santo e Feliz Natal e que o ano de 2018 traga razões para termos Esperança no futuro e que nos brinde com o supremo bem da vida que é a saúde.

Manifesto, também, em meu nome e no dos órgãos de gestão, a todos os que procuram os serviços da Santa Casa, uma palavra amiga e solidária, outorgando o nosso comprometimento de que continuaremos a pugnar por mais e melhor misericórdia, sobretudo aos desesperançados da vida.

O Provedor,
(Vítor Ferreira Leite)