O Gabinete do Cidadão é um serviço de apoio à gestão e um meio de defesa dos utentes.
É constituído por uma equipa formada por dois profissionais, na Sede, e por um interlocutor, em cada Centro de Saúde/Unidade de Cuidados Saúde Personalizados.
Este Gabinete está localizado geograficamente na sede das instalações, Entrada principal do Hospital, funcionando de 2ª a 6ª feira das 9h às 13h e das 14h às 17h.
O Gabinete do Cidadão tem as seguintes competências:
- Promover e divulgar os direitos e deveres dos cidadãos no que concerne aos serviços de saúde;
- Atender pessoalmente os cidadãos que solicitem e/ou que pretendam apresentar exposições;
- Passar a escrito as exposições orais quando os cidadãos carecem deste apoio;
- Assegurar a gestão, o registo e o tratamento de todas as exposições apresentadas pelos cidadãos, independentemente do local e da via de entrada;
- Verificar as condições de acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde;
- Verificar com regularidade o grau de satisfação dos cidadãos relativamente aos serviços do Hospital São José de Fafe;
- Promover a divulgação do Gabinete do Cidadão e da Hospital São José de Fafe junto da comunidade.
A participação dos cidadãos pode assumir as seguintes formas:
- Opinião/Sugestão
- Reclamação/Queixa
- Elogio/Agradecimento/Louvor
- Pedido de ajuda/informação
As exposições poderão ser apresentadas através de:
- Livro de Reclamações (disponível em diversos locais de atendimento)
- Presencialmente no Gabinete do Cidadão
- Caixa de sugestões/opiniões
- Via Postal
- Fax
- Correio eletrónico
Se reclamar em nome de outra pessoa (familiar ou acompanhante), deve informar qual o nome completo do utente.
Nos termos do Decreto-lei nº 126/2014 de 22 de agosto, todas as exposições são remetidas obrigatoriamente à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Contactos
Telefone: 253 700 300 Ext. 228
E-mail: geral.hsj@scmfafe.pt