O Nosso Natal
O Natal é Natal em todos os quadrantes do Planeta. Não só por isso, mas também pela importância dos valores que promove e pela simbologia que encerra, é a festa maior da humanidade, a mais mágica e a mais inspiradora do ano.
Com o seu advento renascem as habituais mensagens natalícias de apelo à paz, de renovação da esperança e de união da família. É, por isso, tempo exclusivo para compartilharmos os nossos dias e a nossa amizade com quem nos concedeu o dom da vida e com os que da nossa dependem.
Daí o relevo que atribuímos ao Natal da família. À família de vínculo biológico, a do núcleo que nos ensina a genuinidade do amor familiar, a gerir os nossos sentimentos e a viver em contexto social, num plano mais humano e menos materialista. Nesta vivência natalícia, por maioria de razão, não ignoramos as outras nossas famílias, mormente a dos nossos utentes e a dos nossos colaboradores que, em concomitância, dão vida e essência a esta Misericórdia.
Na evocação desta Festa Cristã, que deve salvaguardar o apoio ao próximo, designadamente, às crianças, aos idosos e aos que, pontualmente, estão privados da saúde, importa cimentar vínculos entre os que interagem na Santa Casa da Misericórdia de Fafe, para que, juntos, cumpramos o nobre compromisso de apoiar quem mais necessita.
Com a prestimosa e determinante ação dos nossos colaboradores, que são quem quotidianamente “faz” solidariedade, certamente alacançaremos este desígnio social com o qual nos comprometemos.
É igualmente importante promover sinergias e laços de fraternidade entre quem atua nesta Instituição, no sentido de, colaborativamente, atingirmos os objetivos propostos.
Neste espírito generoso e humanista, formulo, em nome dos órgãos de gestão da Santa Casa, aos nossos utentes e respetivos familiares, colaboradores, fornecedores e membros dos órgãos sociais, votos de um Santo e Feliz Natal e desejo que o ano de 2020 traga razões para termos esperança num futuro auspicioso e que nos conceda o supremo bem da vida que é a saúde.
Transmito, também, à população de Fafe, uma palavra solidária e amiga, atestando a nossa promessa de que poderão continuar a usufruir do indefetível apoio desta centenária Instituição, que é a Santa Casa da Misericórdia de Fafe.
O Provedor,
(Vítor Ferreira Leite)